segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Novos projetos e programas para 2011

PESSOAL OLHA A NOTICIA QUE ENCONTREI NA NET, A ASSOCIAÇÃO DOS OPERADORES DE TRÂNSITO - AOT - TAMBÉM ESTÁ INCLUIDA NO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS.
Novos projetos e programas para 2011
Dois programas e um projeto, articulados pelo Movimento Cidade Futura em parceria com o Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia foram aprovados pelo Ministério da Educação, através do chamado do Edital n° 05 do Proext 2010. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 1º de junho.


São estes os programas:
1 - O Programa Cidade Educadora, que tem como meta formar e capacitar agente públicos e sociais (técnicos governamentais, operadores do direito e sociedade civil) visando a implementação dos instrumentos jurídicos, urbanísticos e tributários nos municípios de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, estabelecidos no Estatuto da Cidade e nos Planos Diretores locais, que garantam o acesso à terra urbanizada para todos, a participação e o controle social. O programa terá a participação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFU, além de diversos parceiros da comunidade e órgãos públicos dos municípios envolvidos. O programa vai promover a mais ampla articulação regional pelo direito à cidade e implementação dos instrumentos de acesso à terra urbanizada na região. A coordenadora deste programa é a professora Marlene de Muno Colesanti.
2 - O programa GENTE SAUDÁVEL será uma ação extensionista de Promoção da Saúde de populações carentes, através atividades que estimulem a utilização de habilidades e conhecimentos populares, adoção de estilo de vida saudável, mudança de comportamento, lazer, prática de atividade física e participação social nas políticas públicas de saúde, meio ambiente e educação para atuar na melhoria de sua saúde e qualidade de vida. Entende-se a saúde como um direito humano fundamental, que deve valer de maneira equitativa para todos os cidadãos, e que a Promoção da Saúde propõe a construção de uma sociedade saudável: aquela em que todos os cidadãos têm igual acesso aos recursos que constituem a qualidade de vida: educação, habitação e meio ambiente adequado, emprego e renda, informação, lazer e cultura, saneamento, alimentação, segurança, participação social e serviços de saúde. O coordenador deste programa é o professor Samuel do Carmo Lima.
3 - O projeto aprovado é o de CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS, ASSESSORES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, OPERADORES DO TRANSPORTE PÚBLICO E AGENTES DE TRÂNSITO PARA A GESTÃO INTEGRADA DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA, em Uberlândia-MG. Esse projeto será realizado em parceria com o Instituto Pró Cidade Futura, Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – APARU, Associação dos Operadores de Trânsito – AOT, Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Uberlândia, Associação dos Surdos de Uberlândia, Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia e Associação dos Usuários do Transporte Público.
No total, foram aprovados 16 projetos de Extensão apresentados pela Universidade Federal de Uberlândia. Os programas e projetos de extensão visam levar o conhecimento acadêmico para as comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário