domingo, 17 de abril de 2011

Carta Aberta a Comunidade Uberlandense

Reedição da Carta Aberta a Comunidade da AOT

A AOT – Associação dos Operadores de Trânsito do Município de Uberlândia – cordialmente cumprimenta a todos e serve-se deste espaço para comunicar o seguinte:
A categoria profissional dos Operadores ou Agentes de Trânsito tem sido vítima de constantes ataques de alguns veículos de imprensa em relação ao trabalho efetuado no âmbito da fiscalização de trânsito. Afirmam que somos profissionais arbitrários, que usamos e abusamos do uniforme para mandar multar e guinchar, que abusamos do poder que temos, que somos mal educados e despreparados. Gostaríamos de dizer que a única coisa para qual os Agentes de Trânsito estão despreparados é para sucumbir ao tráfico de influência. O que a população não sabe é que as críticas feitas de uma maneira geral, tem fundamento em situações particulares que nem estão vinculadas a questão de ser ou não mau educado. Sabemos que muita reclamação deixaria de ser feita se tivéssemos atendido a pedidos descabidos e, se ao longo da nossa história tivéssemos descido dos guinchos alguns veículos de amigos ou parentes de cidadãos detentores de grande poderio político ou econômico, os quais se apresentaram em situação irregular mas não compreenderam que as leis são para todos. As frases ouvidas nestas ocasiões foram as mais variadas: “Você não sabe com quem está falando!”, ou “ Um telefonema meu e amanhã você está no olho da rua!”, ou ainda, “ Me ajuda que eu te ajudo.”, ou talvez “ Esse aí é dos nossos, vê o que dá pra fazer por ele...” A seriedade no trabalho e a imparcialidade na aplicação da lei tem nos custado muito caro.
O boicote é tão grande que apenas notícias cujo conteúdo é capaz de denegrir a imagem profissional do operador tem sido veiculadas. As pessoas não tomaram conhecimento que a ponte do Val, a qual liga o bairro Dona Zulmira ao bairro Martins teve seu problema detectado por Operadores de Trânsito e, portanto foi interditada e reformada, ou que recentemente um ladrão de automóvel foi preso em flagrante graças a ação de dois operadores, ou ainda que há poucos dias homens que distribuíam notas falsas foram flagrados cometendo o delito porque uma agente acionou a PMMG após ter sido questionada por um jovem que vendia sorvetes sobre a autenticidade de uma nota . Estas e muitas outras ações, que se fôssemos relacionar não caberiam nem numa edição inteira deste jornal, são capazes de demonstrar o quanto o Operador de Trânsito, está preparado para prestar um bom serviço à comunidade. Despreparados são aqueles que ainda não entenderam o espírito da Constituição de 1988 que traz em seu conteúdo a idéia de igualdade entre todos, igualdade esta que deve ser respeitada até na hora das fiscalizações.
As ações dos Agentes de Trânsito no campo, tem sido de conteúdo exclusivamente técnico. Nós não autuamos as pessoas por serem deste ou daquele partido político, dessa ou daquela posição social, mas tão somente porque cometeram algum tipo de infração. Algumas denúncias efetuadas por esta associação foram feitas com o fim de averiguar a verdade dos fatos e teriam sido feitas independentemente de quem tivesse sido o chefe do executivo na ocasião. Portanto, que não sejam interpretadas as nossas ações como atos de inimizade ao prefeito. Nosso trabalho só tem sido executado da maneira pela qual a lei nos exige que ele o seja.
Queremos contribuir para que o trânsito da cidade tenha uma melhora significativa e, para tal, estamos abertos ao diálogo, dispostos a trabalhar com bom senso, mas não omitir ou prevaricar.

Muito obrigado a todos.

AOT – Associação dos operadores de Trânsito do município de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário